(48) 9 9846 - 5499

Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
ParqTec Alfa Rod. José C. Daux Km 01, Nº10
e-mail: contato@yazakilifestyle.com.br

[Tendência] No escritório, no Café, no Bar, ou no Restaurante…

Tendência: Quando as fronteiras do trabalho transcendem os escritórios comerciais, o que a gastronomia tem a ver?

 

Essa foi a discussão que aproximou a Vibbra!, um marketplace de desenvolvimento de software, da Yazaki lifestyle, consultoria de dados para gastronomia (clique e saiba +).

 


Trabalho remoto

No último ano, de acordo com uma pesquisa elaborada com mais de 15.000 adultos empregados nos Estados Unidos (NYtimes), 43%  confirmaram utilizar algum tempo para trabalhar remotamente (que significa trabalhar fora do prédio onde a empresa contratante está situada). Empregadores e empregados apontaram que o trabalho remoto complementa a estrutura convencional de trabalho, aumentando a produtividade e ajudando a reduzir o distanciamento de gêneros. Ao mesmo tempo, na União Europeia uma média de 17% dos trabalhadores estão envolvidos com algum tipo de trabalho do mesmo estilo.

 

Visto que existe uma forte tendência de que os escritórios convencionais não existam mais, o work remote vem se popularizando. Em contrapartida, segundo pesquisas elaboradas pela Vibbra! o sentimento mais citado pelos vibbrantes, como desvantagem do trabalho remoto é o isolamento, como falta de contato com pessoas e com o mundo. O home-office (trabalho em casa) facilita a vida dos trabalhadores por economizar horas de trânsito e trajes de trabalho, mas não substitui a vivência e a busca por novidades.

 

Espaços de trabalho com fileiras de mesas, como as conhecemos hoje, serão completamente redundantes. Não porque não sejam adequados, mas simplesmente porque essa finalidade não existirá mais.”  (dados do relatório: Forward 2030: The Future of Work and the Workplace)

tendência - yazaki lifestyle

 


Onde estão os workers

Com o advento da internet disponível em todo lugar, aliada aos gadgets como tablets e celulares conectados, trabalha-se no avião, no táxi, nas sala de espera, no co-working e hoje em dia é tendência a busca por cafés, bares e restaurantes como local de trabalho, um costume já popular em diversos países, e em pleno crescimento no Brasil.

O que faz um worker sair da sua casa para ir trabalhar em um café?

 

O escritório foi substituído, porém ainda existe a necessidade de relação com o mundo e com as pessoas, é aí onde se espera que o estabelecimento forneça novas experiências, conforto, amabilidade e conexão.

 

Quando um cliente vai a um café simplesmente para usar o seu notebook, smartphone, ou para uma reunião de negócios, ele é um usuário em potencial que pode ficar familiarizado e se tornar num rotineiro influenciador, com a capacidade de engajar novos consumidores, sejam eles turistas buscando um ponto de apoio para contato com seus familiares ou trabalhadores remotos em busca da união do conforto de casa com o movimento dos escritórios.

 

tendência 2 - Yazaki lifestyle

 

Comunidade de redes sociais

O local escolhido pode representar o porto seguro deste trabalhador! Então quando as expectativas não são atendidas toda a rede é alertada e vem à tona transformando uma experiência, antes individual e presenteísta, em comunitária, com impacto amplo e duradouro.

 

Público alvo

Estes comportamentos precisam ser previstos, pois a equipe de trabalho tem que ser cuidadosa em abordar este cliente especial. Quando, por exemplo, o cliente opta por trabalhar em um café, ele não está ali somente para consumir um café com um pedaço de bolo, a tendência aponta que entre outros benefícios ele quer usar a internet, conversar com o garçom, usar tomadas, o banheiro, etc.

 

Essa identificação é essencial para o contexto do estabelecimento, e formas de tratamento personalizadas remetem justamente aquela necessidade de pertencimento, engajando o cliente a consumir mais (é uma ótima oportunidade para criar combos de produtos e incentivar o consumo. Leia+ a respeito) e principalmente voltar e influenciar outros próximos clientes. É aí que todo mundo ganha.



E para você, como deveria ser o seu escritório no mundo?

 

 

Para saber mais:

Relatório OIT Eurofound 

Geração Y e mercado de trabalho, um estudo comparativo entre gerações
Forward 2030: The Future of Work and the Workplace

%d blogueiros gostam disto: