(48) 9 9846 - 5499

Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
ParqTec Alfa Rod. José C. Daux Km 01, Nº10
e-mail: contato@yazakilifestyle.com.br

Investir em gastronomia é uma ciência!

Esse é o primeiro post de uma série focada na gastronomia como NEGÓCIO. Em formato transparente de comunicação com vocês, meu grupo seleto de amigos, colegas, e clientes, aqui vamos compartilhar info´s sobre como entender o mercado para investir com mais assertividade.

 

 
Primeiro vamos explicar o que significa esta disciplina na qual vou investir a maior parte do tempo e dinheiro pelo resto da vida: Gastronomia é uma ciência que se encarrega de entender como os alimentos apontam o comportamento das pessoas e se transformam em experiências culturais.

 
Diferente do que se acredita erroneamente, não se trata exclusivamente da arte culinária seja na elaboração ou na mesa. O gastrônomo é quem estuda a relação dos seres humanos com sua alimentação e seu meio ambiente ou entorno. Pois é! A criatividade e o lado artístico do profissional são somente uma parte do conhecimento de nossa imensa disciplina, e o nosso foco aqui não é nos aprofundarmos nas receitas e sim no NEGÓCIO como um todo.

 
Nosso objetivo são os NÚMEROS. Como conseguimos dados concretos que nos permitam investir no setor, considerando riscos e retornos?  

Investir em gastronomia

 
O nosso conhecimento é baseado em tecnologia de análise de dados levantados através de pesquisas on e offline. Partindo do pressuposto que a ciência gastronômica estuda vários componentes culturais tomando como eixo central a comida, é imprescindível centralizar o tema naquele que consome esse trabalho, no caso, pessoas. São elas as principais investidoras (de tempo, dinheiro e principalmente de expectativa) no seu projeto e esperam um retorno satisfatório no curto prazo. Caso são atendidas, continuam investindo e principalmente disseminam sua proposta para milhares de outros.  
 
Investir em gastronomia...  

 
Esse é o target da nossa série: expor de forma clara, concisa e objetiva, como os inputs (tudo aquilo que você investe no seu negócio) podem ser mensuráveis e planejados para todos os pilares do seu empreendimento como ATENDIMENTO, PREÇO, CARDÁPIO, AMBIENTE, TIPO DE EMPREENDIMENTO que mantém contato com o seu principal investidor: o cliente.   Como monitorar esses inputs, analisando os riscos e oportunidades que possam ser transformados em outputs (retornos) tangíveis e sadios para o seu negócio.  
 
Investir em gastronomia é uma ciencia  

 
No próximo post vamos começar falando de dados desse mercado, seu comportamento e como a tecnologia pode ser uma grande aliada.

 

 
Vamos juntos?

 

 
Esse espaço é dedicado a todos nós que amamos e investimos nesta ciência, acreditamos piamente na troca de informações como pressuposto para o sucesso, por isso, sejam sempre bem vindos com dúvidas e comentários. Juntos podemos construir uma rede forte com grande impacto na sociedade que vivemos hoje. Muito obrigado!

 

Emiliano Machado
emilianobmachado@gmail.com

 

 
 
[btnsx id=”1821″]
 
 

%d blogueiros gostam disto: