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O valor das novas experiências

Para atender e principalmente SURPREENDER a demanda do novo mundo precisamos desenvolver e sustentar conceitos, propostas e experiências que estejam muito além dos benefícios diretos que os produtos e serviços possam oferecer.

 

Como seria isso?

 

Experiencias: incluir a todos

 

Cuidar das pessoas, em primeira mão esta filosofia quer dizer “incluir a todos”, todas as pessoas que estão a nossa volta devem ser educadas, ajudadas e principalmente VALORIZADAS. Quando conseguimos incluí-las na rotina empresarial, é possível gerar experiências sumamente especiais, personalizadas e memoráveis. Nesse sentido, nos deparamos com todos aqueles que fazem parte do negócio como uma cadeia: desde os colaboradores, fornecedores até o cliente final, os chamados STAKEHOLDERS.

 

Com a alta demanda por mão de obra especializada no setor, atenção à atração e retenção dos profissionais é fundamental. Quando a satisfação e o engajamento de colaboradores e fornecedores é refletido no negócio, gera um alto valor percebido pelos clientes, muito além do básico atendimento. É quando as experiências se transformam em emoções e as emoções em apego e valor pela marca.
 

Fizemos um estudo na região de Florianópolis com o objetivo de entender o reflexo dos serviços prestados em diferentes estabelecimentos:

 

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No momento em que o seu produto “alimentação” passou a ser coadjuvante, você precisa vender experiência. E conforme apontam os dados acima, o consumidor tem pouco ou quase nada a dizer sobre as experiências que tem tido nessa região. Ou seja, passaram desapercebidas.
 

Analisando as informações mais a fundo, nota-se que a excelência está diretamente ligada ao atendimento, mas de todas as formas somente 6% das pessoas que compareceram aos estabelecimentos recomendam o espaço para outras pessoas.
 

De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey, foi constatado que, após uma fraca experiência do cliente, 89% dos consumidores mudaram para uma empresa concorrente. Por outro lado, 86% disseram que estavam dispostos a pagar mais por uma melhor experiência. “Esses consumidores hipercríticos e exigentes somente podem ser satisfeitos por empresas que colocam seus colaboradores mais capacitados e proativos na linha de frente” diz Salim Ismail – fundador da Singularity University.
 

Mas como isso pode ser medido ou visto na pratica?

 

Um grande exemplo de ação que ilustra essa relação de amor entre cliente-estabelecimento aonde a conexão entre pessoas com o mesmo interesse se confluem num único ambiente: “Meet me at Starbucks”.

 


 

Como resultado de uma cadeia sustentada no bem estar de ponta a ponta com comprometimento, transparência e foco nos resultados, está o valor gerado para o cliente que interpreta que o seu ambiente é muito maior do que um local de refeição. Quando ele o associa com bem estar e o referencia como ponto de encontro numa reunião de interesses, é a maior prova que a semente foi plantada e quem cresce é a sua marca.
 

Como a Yazaki Lifestyle favorece esse ciclo??? (leia +)

 

No proximo post falaremos sobre outros exemplos de ações que aproximam o seu negócio às ansiedades e expectativas do seu cliente.

 

Até la!!! 🙂
 
 

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