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Dez momentos que incitam o ódio nos clientes de restaurantes [+ DICAS]

Estavam com saudades da série de dicas sobre planejamento na gastronomia? Hoje descrevemos dez momentos que os clientes de restaurantes mais odeiam. E pra complementar colocamos estes 10 pontos dentro dos 4 pilares que suportam os negócios gastronômicos:

Cardápio – Atendimento – Ambiente – Preço.

 

Alguns pontos despertam o amor e outras o ódio. Mas ok, faz parte. Estamos aqui para falar dos momentos que as pessoas passam mais raiva nos restaurantes.
Claro que não é sempre (ainda bem) mas vira e mexe encontramos reclamações em nossa plataforma de redes sociais, aqui citarei em seguida.

 
clientes de restaurantes
 
+ LEIA MAIS: COMO AUMENTAR AS VENDAS DO SEU RESTAURANTE???
 

ATENDIMENTO:

1 – Essa é das mais comuns. Você senta e fica esperando o garçom aparecer. As vezes demora 5, 10, ou até 15 minutos e nada de surgir alguém para pegar seu pedido. Tem aqueles clientes que se levantam e vão embora. [DICA] Muitas pessoas tem smartphone, se o restaurante estiver lotado o garçom vai demorar mesmo, então coloque a senha do wi-fi num lugar bem visível. Isso vai ajudar a entreter o cliente pelo menos nos primeiros 5min.
2 – Outra clássica. Você faz seu pedido e ele demora hoooooooras. Pior quando vem, e está errado ou quando o cliente pede o prato e a bebida, e chega o prato e nada da bebida. Isso irrita muito. [DICA] Faça um cardápio com boa usabilidade, tanto para o cliente escolher de forma dinâmica, como para o seu garçom ou equipe de cozinha não se confundirem com os nomes dos pratos.
3 – Garçom amigo. O cliente está com muita fome e pede um prato daqueles bem caprichados, ai o garçom quer ser engraçado e sugere que o prato é muito grande para ele, ou pergunta: Você esta com fome? [DICA] Treine sua equipe pra eles chegarem no meio termo. Nem garçom amigão, nem garçom mal humorado..

 

clientes de restaurantes

 

AMBIENTE:

4 – Clientes palitando os dentes? Já viram pessoas reclamando que acham que isso é nojento? É! E tem uns que palitam e ficam sugando o palito (rsrsrs). [DICA] Coloque o paliteiro nos banheiros e/ou na saída do restaurante.
5 – Musica alta em restaurante irrita. Cuidado nos restaurantes com musica ao vivo. [DICA] Para o momento da refeição a música deve ser ambiente, tranquila.
6 – Crianças fazendo bagunça ou chorando dentro dos estabelecimentos incomoda quem tem e quem não tem filhos. Há pessoas com menos paciência e se aborrecem. Isso acaba com a experiência deles no estabelecimento. [DICA] Desenvolva o seu Restaurante, Churrascaria, Sushi, etc; pensando na inserção de adultos e/com crianças ambientando um espaço/atividade dedicada a eles para a melhor experiência de todos.

 

CARDÁPIO:

7 – Mostrar uma coisa nas fotos e entregar outra no prato. Porque obrigar o cliente a pagar por algo que ele não pediu? Exemplo, o cliente pede um prato que parece enorme na foto, e logo vem aquela porção pequena horrível sem graça. Resumindo, não é bom, ele come com ódio, sai com frustrado e depois fica falando mal do restaurante. [DICA] Tire fotos verdadeiras pra colocar no cardápio.
8 – Outra coisa que irrita demais é quando após muita indecisão o cliente escolhe o prato, e logo após é comunicado que não está disponível naquele dia. [DICA] Coloque um aviso no cardápio pedindo desculpas.

 

PREÇO:

9 – Cardápio sem preço, acontece naqueles lugares mais “cool” e o cliente fica tenso! Pode até ser caro e o cliente estar preparado para isso, só que na imaginação tudo fica mil vezes mais caro. [DICA] Se não quiser colocar os preços alinhados na coluna da direita para o cliente escolher o mais barato, coloque como texto corrido depois dos ingredientes.
10 – Erro nas contas e ficar explicando mil vezes o que consumiu ou o que não é extremamente irritante! O cliente perde o maior tempão conversando e tentando provar que não9 – Cardápio sem preço, acontece naqueles lugares mais “cool” e o cliente fica tenso! Pode até ser caro e o cliente estar preparado para isso, só que na imaginação tudo fica mil vezes mais caro. [DICA] Se não quiser colocar os preços alinhados na coluna da direita, coloque como texto corrido depois dos ingredientes.
10 – Erro nas contas e ficar explicando mil vezes o que consumiu é extremamente irritante! O cliente perde o maior tempão conversando e tentando provar que não consumiu aquilo que está na conta… muito chato! [DICA] Organize seu staff de garçons diariamente, direcione que eles se responsabilizem pelo setor designado. Assim cada um vai ser responsável por certo numero de mesas, prestando mais atenção aos pedidos.

 
Listamos 10 coisas depois de analisar monitoramentos e comentários nas redes sociais, mas poderíamos ter escrito mais umas 20! Aqui na Liga gastronômica descobrimos uma em especial que tira o pessoal do sério, mas preferimos nem comentar porque a polêmica vai ser grande (rsrs) Agora fica com vocês, contem pra gente, quais outras coisas vocês sentiram na pele que as pessoas odeiam nos estabelecimentos gastronômicos?
 
 
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